segunda-feira, 16 de junho de 2008

Protocolo do Rio-na luta contra o aquecimento global

A Prefeitura do Rio adotou, na última semana de maio, mais uma medida contra o aquecimento do planeta: agora qualquer show ao ar livre terá o plantio de árvores como contrapartida para ser autorizado, na proporção de duas mudas para cada mil pessoas de público previsto. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está encarregada de definir o local e o tipo de árvore a ser plantado, dando prioridade aos bairros menos arborizados da cidade. Caberá à Subsecretaria de Eventos definir os procedimentos para autorizar os shows.
A medida é mais um compromisso assumido pela Prefeitura através do Protocolo do Rio, lançado no início de 2007 e que completou um ano com avanços na luta contra o aquecimento global. O documento reuniu uma série de medidas socioambientais que ampliaram a participação do Município no combate à poluição e na preservação dos ecossistemas cariocas.
Algumas das propostas já foram realizadas, incluindo a meta de plantar, em 2007, o total de 25 mil mudas de árvores em espaços urbanos e áreas reflorestadas. Outras são a instalação, na Cidade das Crianças, em Santa Cruz, de uma sala didática sobre Aquecimento Global no novo Planetário, cujas obras terminam em junho; e a entrega, ao Governo Federal, da proposta do Rio de Janeiro para sediar a 15ª Conferência da Convenção sobre Mudança Global do Clima da Organização das Nações Unidas, prevista para ser realizada na América Latina em 2009.
Muito além do Protocolo – No entanto, o Protocolo do Rio é apenas o ponto máximo de uma postura “verde” que a Prefeitura já havia assumido antes, com medidas para reduzir a emissão de gases poluentes e o desperdício de recursos naturais.

Nenhum comentário:

A cidade do Rio de Janeiro é Cidade Criativa?