sábado, 8 de novembro de 2008

Cidade da Música-Rio Cidade Criativa



O Rio de Janeiro é uma cidade acústica, reconhecida pela sua inesgotável capacidade de apontar tendências e valorizar a sua identidade internacional no Brasil e no mundo. A construção da Cidade da Música potencializa essa vocação, insere o Rio nas redes mundiais de cidades criativas e agrega ainda mais valor ao capital simbólico da cidade.

O projeto do arquiteto Christian de Portzamparc presta uma justa homenagem e incorpora elementos da arquitetura brasileira, consolidando a expansão urbana do Rio em direção à Zona Oeste, oferecendo aos cariocas e aos visitantes da cidade a possibilidade de redescobrir a paisagem da Barra da Tijuca e experimentar um novo espaço de convivência e cultura, formado por uma grande sala de concertos reversível para ópera, uma sala de música de câmara, outros espaços para ensaios e camarins, sala eletroacústica, cinemas, midiateca e restaurante.

Esse equipamento de cultura de proporções inéditas no Brasil e na América Latina oferecerá infra-estrutura de excelência para orquestras sinfônicas e filarmônicas de altíssima qualidade, abrigará óperas importantes, incentivará a formação de platéias, contribuirá para o aperfeiçoamento de músicos e proporcionará condições ideais para a realização de grandes espetáculos. O novo equipamento possibilitará, ainda, a realização simultânea de apresentações musicais nas salas de concertos e de outras performances nos demais espaços destinados às diferentes atividades culturais.


O Trevo das Palmeiras, na Barra da Tijuca, é sede da Cidade da Música. Caracterizada pela ousadia e complexidade do projeto arquitetônico, a Cidade da Música possui suas formas curvilíneas sustentadas por paredes e grandes pilotis. A sensação de movimentação e dinâmica de força se dá através destas paredes aos quais possuem 7 metros de base no chão e aproximadamente 90 metros de apoio em cima. Além disso, a idéia dos pilotis é uma associação à arquitetura moderna brasileira. Vale ressaltar que a arquitetura em forma de curvas compreende na questão da surpresa. A cada perspectiva, ou seja, a cada mudança de ângulo, se tem uma nova visão do projeto, tornando ainda mais surpreendente e envolvente.

Toda a complexidade em obra de acústica foi levada em conta neste projeto. A pureza do som, bem como as melhores adaptações para o desempenho acústico ideal e o conforto do espectador foram as principais preocupações. Para proteger o som e vibração interna, a estrutura de concreto é essencial, uma vez que o concreto é o que há de mais pesado entre as ferramentas de obra. Para concluir o isolamento total do som, as paredes das salas de música são como envelopes, uma dentro da outra, formando uma tripla camada.

Ambientes como a Grande Sala, Sala de Música de Câmara, Sala Eletroacústica, cinemas, midiateca, restaurante, além da nova seda da Orquestra Sinfônica Brasileira, são os que tornarão da Cidade da Música um atrativo aos cariocas e visitantes. Sem perder a valorização da beleza natural da Barra da Tijuca há uma preocupação com o paisagismo, trazendo, desta forma, para o projeto, construção de grandes lagos e jardins com orquídeas, bromélias entre outras espécies.

Todo o cuidado da equipe do arquiteto francês Chistian de Porzamparc, somado com a dedicação das centenas de operários que ali não medem esforços, a Cidade da Música promete sim ser um verdadeiro símbolo não só para a cidade do Rio de Janeiro, mas todo o Brasil e o mundo, fazendo valer o investimento da Prefeitura do Rio.

Na obra, podemos conferir cada detalhe do projeto, a busca pela perfeição. A grande estrutura de concreto sob 10 metros de altura do solo já está nas fases finais. A leveza das formas já pode ser apreciada, assim como parte da plantação dos jardins.

A maior sala de concertos sinfônicos e ópera da América Latina, a tão esperada Grande Sala, também parece caminhar para a sua inauguração. Já estão de pé as torres de camarotes, parte da platéia e palco.

Colocar o Rio de Janeiro em nível cultural tamanha importância levou tempo mas está chegando. Chegando a hora dos brasileiros se orgulharem e se divertirem. A Cidade da Música Roberto Marinho merecem os nossos aplausos.


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A cidade do Rio de Janeiro é Cidade Criativa?