Esse ano de 2008,para nós brasileiros,é um ano de voltarmos a olhar e repensar nossa identidade lusitana,devido a comemoração dos 200 anos da chegada da família Real e sua Côrte ao Rio de Janeiro.
Tanto se modificou na província,desde a chegada de Dom João VI.E até hoje ainda vemos registros dos inúmeros avanços que a Côrte promoveu na cidade.O Rio de Janeiro,de uma mera cidade,tornou-se o centro do Império Português,longe do dominação bélica de Napoleão,salvaguardando,nossa identidade primal,- a portuguesa-.
Mas uma vez,Portugal nos oferta um alento de avanço,com sua iniciativa e magnífica realização,de um conceito por demais avançado e adequado ao histórico de conquistas e descobertas,que marcam o povo lusitano. O conceito Cidades Criativas,cunhado por um americano,radicado em um país que ainda não se enxerga como nação- o Canadá-,fez despertar uma revolução sociológica sobre a visão das cidades no século XXI.
Nada mais adequado,pois Portugal,sempre fora um país de absorver as novas idéias e culturas;e torná-las próprias.Quando da presença moura,quando da junção das coroas com Espanha.Mas sempre saíra dessas estruturas,com sua identidade renovada e mantida.
Em um mundo “Globalizado”,conceito este,que Portugal ajudou a desenvolver em outras épocas,um conceito novo,é absorvido e realizado entre a sociedade portuguesa.Portugal se vê criativa.
Diante tudo isso,não nos cabe,aqui em além-mar,reinventar a roda.Pelo contrário,seguimos os mesmo passos,da iniciativa vossa e tentaremos estar a altura do desafio.
Lançar o conceito Cidades Criativas,em uma cidade como é o Rio de Janeiro,é quase que “chover no molhado”.Pois o Rio,é por natureza,uma cidade com todos os atributos Criativos.Temos tudo.Ciência,artes,boêmia,intelectualidade,o popular,o requintado,as grande corporações e principalmente,um povo rico.O que pretendemos com essa iniciativa,é fortalecer esses atributos e reafirmá-los.
Visitem os sites do nossos amigos:
blogue (http://cidadescriativas.blogs.sapo.pt/) site institucional (http://www.ua.pt/csjp/cidadescriativas/) site festa - 4 de Junho (http://festaccc.sapo.pt/)
A Uerj em recesso.
Há 11 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário