...DODD: Não adianta, por exemplo, ficar pensando apenas na embaixada como ponto de promoção ou torcer para idéias que pegam fogo por acidente, como foi a popularização das sandálias Havaianas em Londres. É preciso ter o desejo de penetrar os mercados e não há momento melhor do que este, em que o mundo está olhando para os países do grupo Bric. A cultura brasileira me parece estar vindo cada vez mais do setor independente, de pequenas e médias iniciativas.
Ótimo, pois é uma sociedade civil independente que abre caminho para a modernização da imagem de um país. Por maior que seja o controle governamental da China, por exemplo, você não vê objeção à estratégia de promover o "Created in China", em vez de "Made in China", saindo dessa rotina do país como mero ponto de manufatura para o mundo desenvolvido
Fala-se muito no poder simbólico do setor criativo, não?
DODD: O país precisa de ícones de sua indústria criativa, gente jovem, algo como Kate Moss no Reino Unido dos anos 90. É necessário ter mais do que jogadores de futebol como embaixadores: artistas plásticos, cineastas, atores, bandas. Outro ponto é ter bom relacionamento com universidades, que deveriam ser o motor de indústrias criativas.
E os danos eventuais dos problemas sociais?
DODD: Problemas há em todo o lugar. Comparado com a China, o Brasil não é tão complicado assim, certo? Muito menos em relação aos problemas da Rússia de Putin. Dos Brics, o Brasil é que está na melhor posição de explorar sua visibilidade. Mas não sei se as classes política e cultural no país estão conscientes o suficiente disso. Claro que há péssimas coisas que acontecem nas ruas do Rio, por exemplo, mas a cultura de rua da cidade é algo impressionante. O Brasil me dá a impressão de tradição "do it yourself" em sua cultura. O país precisa apenas criar uma avenida para que tudo isso flua. Não acho que a indústria criativa do Brasil precisa do patronato do Estado.
fonte:http://www.linearclipping.com.br/fecomerciodf/detalhe_noticia.asp?cd_sistema=7&codnot=380762
A Uerj em recesso.
Há 11 anos
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